terça-feira, 21 de agosto de 2007
"... ESMOLA ..."
- Moça, me dá um dinheiro?
Quando olhei pra trás, o vi. Um garoto franzino, cerca de oito anos, pés descalços, roupa suja e dedos magros.
Diante de minha mudez, ele completou:
- É pra comprar comida... Já é de noite e eu ainda não comi nada hoje!
Confesso que na hora parei e, como sempre ocorrem nestas ocasiões, quase lhe disse não ter dinheiro ou mesmo trocados.
Mas algo acabou me comovendo. Não sei se seus olhos tristes, suas pernas magras perdidas dentro daquela bermuda larga, ou algum surto de consciência por meus hábitos conhecidos.
Enfiei a mão na bolsa, tirei uma barrinha de cereal (ligth, que ironia!) e lhe dei, junto com algumas moedas, para ver se lhe ajudava a comprar algo decente para comer.
Mais tarde, refletindo sobre tudo isso, percebi que, assim como muitos, paguei para me livrar de um problema grave que, se todos agirem como eu, vai se arrastar por muito tempo em nossas barbas.
E também refleti que me privo de comer e tenho orgulho disso, tendo minha geladeira incrivelmente bem servida, enquanto pessoas ao meu lado se viram em 5 para conseguir um trocado para se manter em pé.
Tive pena de mim...
Maldita TPM, maldida crise de consciência.

posted by Anna Dark at terça-feira, agosto 21, 2007 -
27 Comments:
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Dark comigo tbém é assim, lembro qdo morava em repúlblica, e cheguei a passar fome por falta de grana, e hoje passo fome por escolha.
    Conheci umas crianças muito carentes e passei a ajuda-los, com roupas e materiais escolares. Mais eis q descubro q a mãe deles vendia tudo p/compras bebida. Fiquei tão revoltada, me senti tão impotente.
    Bjos linda e boa semana

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Você tem toda a razão. Estamos mesmo pagando pra nos livrar de um problema. Mas o que fazer nesses casos? É bem complicado, nesse caso você resolveu fazer algo e na maioria das vezes esse menino deve ouvir o que nós por algum motivo diz sempre: Desculpe eu não tenho trocado. Depois paramos pra pensar um pouco e olhamos a nossa volta: Nossa geladeira está cheia e nós nos recusamos a comer e lá fora debaixo do sol ou do frio tem alguém que daria tudo pra ter a metade que fosse do que temos.
    Affff, nem gosto de pensar nisso, sabia? O melhor é não pensar para que a culpa e a dor na consciência não nos persiga.
    Um grande beijo pra você flor
    PS: Adorei o bate papo vamos repetir isso mais vezes, hehehe
    Te adoro!!!!

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    QueriDark!!
    Engraçado...aconteceu algo bem parecido comigo esses tempos...só que comigo foi depois de eu ter saído do mercado cheia de compras para o meu cachorro. Me senti a pior das criaturas, tanto que voltei para o mercado e comprei um sanduíche para o menino comer. Sei que fazem campanhas, pedem pra não dar esmolas, etc...mas no hora somente senti que fiz a minha parte naquele momento.
    Um beijão pra ti Flor
    Rafinha

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Dark, to de volta, dps de mtas idas e vindas.hahahahaha nao que eu quira, mas eu sou a pessoa mais impaciente desse mundo e sou mto mais p digitar o turbilhao de coisas que acontecem cmg.
    Bem, eu jah passei por situações dessas, ha um tempao eu fui numa dessas lojas fast food(eu era possuida pl espirito do relapso) e ao sair fui abordada por um menino que me pediu o restinho do refri que eu bebia p dividir cm os irmaos. dei, e percebi que sou idiota demais p pensar que faço a maravilha de nao comer enquanto outros fazem desastres p conseguir algo. Me senti merda, mas dps passou, chama-se desigualdade social e eu nao me chamo Lula.

    fora isso, t td bem com vc ne? perfeito, entao beijaoooooo
    vou fazer tour pls blogs
    8ï8

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Tudo bem Fiotinha! Mas cuidado, a maldição tem data limite p atacar.Vc tem só até 22/08 p responder,rs.
    E ah, tbm ando chatinha...se eu pudesse ficava dormindo uns 5 dias. Será fuga? É pode ser.As vezes fugir dos probleminhas parece mais fácil do q encará-los,né? Mas nem adianta,snif.A gente foge, e eles nos acham.
    Beijinhos!

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Blogger Lisa said…

    Cadê você...
    Que nunca mais apareceu aqui..
    Que não voltou pra me fazer feliz..

    Apareça sua danada ! Você não veio mais visitar o meu blog!

    Ehhhh TPM é barra

    Que negócio é esse de se culpar porque sua geladeira está cheia?
    Isso é uma perninha de grilo comparado ao fato de que todos os dias toneladas de alimentos estragam e são jogados fora no mundo. Um desperdício !

    Não é o conteúdo da sua geladeirinha humiRde que vai matar a fome no mundo!

    Eu faço o meu "mea culpa" porque eu também já caí na conversa desses molequinhos com os olhisnhos tristes. Desculpa a frieza, mas isso me irrita.
    Atrás dessas crianças tem um chefe de gang, às vezes o próprio pai que fica esperando o menino e se a gente dá comida ao invés de dinheiro eles nos olham com cara feia e as vezes até xingam.
    Uma vez tinha uma senhora com um nenezinho de colo suuujo tadinho, e a besta aqui vai e ajuda.
    Quando e saio do trabalho eu vejo a senhora entrando numa Kombi cheia de mendigos dentro! Pode?

    Eu prefiro ir pessoalmente ser voluntária em associações.

    Pelo menos vou na casa das pessoas, conheço as famílias. Tem muita gente simples e honesta que se bate para que os filhos estudem e sejam alguém na vida.
    Eu admiro essas mães e esses pais que às vezes recolhem papelão na rua para ajudar os filhos e que tem orgulho de não pedir esmola.

    No meu prédio tinha um casal com quatro crianças, os dois pequenos acompanhavam os pais e os outros dois estavam na escola.
    Todos os moradores faziam questão de ajudar, pra ter uma idéia eles mobiliaram a casinha deles com móveis que a gente dava. Ganharam até os eletrodomésticos! Sempre tinha alguém que dava almoço, café além de brinquedos e livros pros pequenos.
    Eles nunca pediram nada, mas todo mundo ajudava.

    Mas esse povo da Kombi...francamente eu me senti uma otária.

    O que mina a nossa solidariedade é que tem muito safado que se aproveita e quem mereceria realmente ser ajudado acaba sendo colocado no mesmo saco.


    Por favor Dark. Não culpabilize!
    Além do mais você ajudou...e pelo jeito ele não te olhou com cara feia quando você deu a barrinha de cereais! O que é um bom sinal...

    Beijos

    Lisa

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Blogger Lê Dias said…

    Ai como isso dói né? e cada vez é um dilema, se vc dá a esmola, é para não se sentir culpada, se vc não dá a esmola, vc ainda se sente culpada...
    Bjão
    Anna Reversa

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Blogger Lê Dias said…

    dark, descobre pra mim o que aconteceu com o blog da insane, não consigo visualisa-lo. será que ela me "vetou"? please bjão
    anna reversa

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Blogger Ana Blues said…

    Nós e nosso eterno conflito entre ser pessoas normais ou especiais...
    Beijos, linda! Te adoro.

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Ai Lindinha, tô num medo do meu namorado descobrir meu Blog... Já te contei q ele sabe da ana, mas ele não sabe q tenho um blog e tal...Ando até com medo de me abrir nos posts. Ainda mais q ele é crak em net,pc...
    Beijinhos.

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Realmente é bem dificil tao depressa ficamos nas nuvens por nossas vitorias como tomamos consciencia do mundo ke esta "la fora" na verdade aki em portugal ha muita gente pobre mas nunca vi ninguem descalço, mas tambem seria mau demais iria gelar no inverno=(

    mas nao nos podemos culpar de tudo de mal que aconteçe neste mundo porque apesar de tudo tambem somos animais como todos os outros a lutar pela nosso sobrevivencia , sei que é uma dura realidade e pelo facto de ser assim tao dura devemos tentar muda-la um pouco!~


    bjinhos e força


    p.s. sabes o que aconteçeu ao bllog da andie???cm n tenho blog ...

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Eu sou crake nesses assuntos e tu sabes né darling?
    Crise de consciencia eh pouco.A gente se sente a bandida da historia e pensa q algum dia Deus vai cobrar essa dívida.
    Mas tenha em si a ctz de q não é culpa do seu T.A. o fato das pessoas estarem a passar fome na rua.
    Qm come d+ então tem mais culpa ainda !!!
    Cm disse Gandhi:
    "Se como o que não necessito,estou tirando do estomago de um pobre."
    Bjos e fike bem.

     
  • At terça-feira, 21 agosto, 2007, Blogger Unknown said…

    ai Dark, eu sei exatamente o que é isso, acontece essas reflexões sempre comigo, sabe? não sei o que fazer, sinceramente. bom, SAUDADE DE VOCÊ!! desculpa o sumiço flor, tô tão sem tempo, mas não abandono você não, ok? me diz como você táááá? adoro! =@

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Tati said…

    Horrível mesmo Princess!!

    Eu simplesmente odeio quando isso acontece. Me sinto tão impotente diante do mundo, da vida, dos nossos irmãos seres humanos. Eu me senti muito assim hoje também... Em ver como as pessoas são tratadas de forma tão absurdamente diferente por conta de classes sociais. É tão ridículo, tão nojento, e o pior é que assim como você, nós, que na maioria das vezes não temos culpa de nada, somos os que nos sentimos mais culpados.

    Enquanto os verdadeiros culpados ficam fanfarrando por aí, nós que precisamos suportar todo esse mundo injusto à nossa volta ficamos nos sentindo mal.

    E não é tua TPM não. É teu espírito mesmo. Tão parecido cada vez mais com o meu.

    Não pude responder ao e-mail pq meu pc tá com vírus... Tô tentando acalmar ele, mas eu li e amei! Sinto o mesmo, nem preciso dizer. E vou estar sempre aqui, aí, em Sampa, não importa... estaremos viu!?

    Xêruuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

    Te adoroooooooooooooooooo!!!!

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi Dark.....realmente essa situação não eh mto fácil de lidar, principalmente pq nos sentimos impotentes frente à essas pessoas....mas nós soh percebemos essas coisas qd acontece o q aconteceu contigo, de um garoto chegar e pedir dinheiro....daí sim nos damos conta de que devemos fazer algo p/ tentar mudar essa situação....mas fazer o que ??? essa eh a questão ????? fazemos oq está em nosso alcance, mas nunca eh o bastante.....ai ai...eh um assunto tão complicado neh.....bom mas vou parar de falar....se cuida linda....beijussssssss!!!!!!!

    Mel.

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger ♥ Jeliza Rose said…

    Dark!

    Não tenho noticias da Ry não...
    Um último dia ela me mandou um e-mail pedindo para mim não perder o contato com ela, (trocavamos e-mails), e pedindo se eu tinha novidades... eu contei sobre estar pensando em fazer um novo blog, e deixei um recado no blog dela também sobre me blog novo... mas até agora ela não apareceu.
    No e-mail me disse estar muito ocupada e meia sem tempo para me escrever, mas não explicou o porque.
    Bom, eu já estava pensando esses dias em mandar um e-mail para ela, acho que vou mandar, ela não me respondeu este último que mandei.
    De qualquer forma, assim que tiver alguma novidade da beijoqueira de moças eu te conto! huahuahua...

    Bjos e bom resto de semana =**


    *Lidih*

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Priscila Boltão said…

    Ah, eu sei bem como é. Acho que todas passamos por isso. Dia desses joguei um pedaço imenso de pizza no lixo, e depois passei por um grupo de crianças que nunca devem ter chegado perto de uma pizza nessa vida. Fiquei me sentindo uma desgraçada. Acho que essa culpa todas nós carregamos.... mas tb sabemos q não fazemos isso por mesquinharia.... é algo dentro de nós q nem percebmos as vezes.....

    Cuide-se, linda. Beijos.

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Mari said…

    Esse texto mexeu comigo.
    É uma triste realidade,até aqui na Suécia(quem diria!)vc encontra uns pedintes na rua...o meu lado brasileiro é mais piedoso e acaba quase sempre ajudando,mas sabemos q não é o certo a fazer...é como um ciclo vicioso...
    mas por um outro lado,minha consciencia "pesa" e creio q devo ajudar de alguma forma.
    Achei sua atitude muito digna!!!
    Beijinhos

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Mina said…

    Querida, todas nós ficamos em duvida se devemos dar dinheiro ou não nessas alturas. Eu, qdo vejo q sao toxicodependentes ou crianças q pedem p entregar a adultos, custa mto mas não dou nada.

    Por outro lado, qdo me dizem que é mesmo para comer, acho que a minha mãe tem uma técnica excelente: «quer comer? claro que sim! eu vou ali contigo ao café mais pertinho e pede o que quiser, se é comida eu dou tudo».

    Mas o que me parte mesmo o coraçao é pessoas q usam os bebés p pedir dinheiro. Fico destroçada, pq sei q o dinheiro nao é para os pequeninos. Custa mto mesmo.

    bj**

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Buaááááááááá


    Tinha feito "o" postmentário quando sem querer aperto shift+esc e eis que tudo se apaga.
    **INDH MONGOL DETECTED**
    Mas que (!@#$%¨%$&%¨&¨%#%@$%$%$@%¨%¨%%$)³³³³³
    Hunf.

    Comecemos do começo então, porque sou paciente.
    Você entendeu direitim o sentido de "pagar língua" hehehe, e temo estar pagando nesse momento porque você me confrontou indagando o fato de eu ter dito que não estou esperando uma respostinha sequer dele.
    Mas ok. Tomara que ela venha...Tenho medo que o silêncio dele seja o que Martha Medeiros definiu como o mais perturbador.
    Quando ninguém fala, não há recados na secretária eletrônica, e nem emails na caixa de entrada, e mesmo assim você entende a mensagem.
    Péssimo. Mas ok. Vamos esperar, somente.

    Então miiiiiiiiiiiga, to mega relapsa com as virtuais né? hehehe
    Mas também ADORO os Sene Tea Time Mail! Muitão bom! Até porque, confessa gata, tu tens aprendido hiper comigo né?
    Porque sou cultura, porque tenho o conhecimento e porque
    A NÍVEL DE INTELIGÊNCIA sou o máximo.
    (que a thinsporevisora NÃO leia essa última sentença hahahhaha).

    Mas papo sério.
    Eu ainda fico chocada com a miséria do Brasil. Algo tão comum, que vemos todos os dias, ainda me espanta. E quer saber? Acho melhor assim. No dia em que eu achar normal e não me comover, meu coração estará endurecido e terei perdido a vontade de fazer algo pelo nosso povo.
    Essa semana, meu professor de química, ao se referir a alguns países disse "Países sérios". Ninguém percebeu, ninguém falou nada, mas eu sim, um bocado porque sou fã dele, o outro porque foi marcante ouvir "países sérios". Repeti a frase em tom de riso, e ele riu também, dizendo "É, porque esse país é tudo, menos sério."
    O que infelizmente, é verdade.
    O povo da sala riu, dizendo coisas que machucaram meus ouvidos "ah, se for sério não é o Brasil, ah, brasileiro acostumou já".
    Não! Eu não quero isso pro meu futuro, eu não sou acomodada ao ponto de cruzar os braços e dizer: é assim e pronto.
    Não é questão de riso, constatar que o país não é sério. O próprio riso nessas situações, revela que se nem o povo, pobre, que sofre, que trabalha e fica no prejuízo, se abala, se preocupa e se revolta, quem dirá os políticos corruptos e entupidos de dinheiro.
    Eles é que não farão nada mesmo.
    Esse discurso todo pra dizer que sim, é chocante, e nos dá crise de consciência ver uma criança passando fome e achando ruim, enquanto nós nos privamos de comida e achamos excelente.
    Mas nem toda reeducação alimentar que nos dispusermos a fazer saciará a fome das crianças de rua. Dar valor sim ao que temos, mas comer mais ou menos não vai diminuir em nada o sofrimento desses pequenos...
    O que temos a fazer, quando essa crise bate (porque sim, acontece comigo também) é pensar no que podemos contribuir pra que essas crianças não sintam fome pro resto da vida, e não só até o organismo consumir uma barrinha light junto com o que foi comprado pela esmola que damos.
    Sim, flor, eu teria feito o mesmo no seu lugar, teria dado comida. Mas espero um dia contribuir pra que a fome aqui acabe de vez, e quando conseguir colaborar, te chamo pra fazer comigo várias campanhas, porque somos boas nisso!!!

    Te adoro minha linda!
    E foi mal pelo discurso comício ahahhaha!!!

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Cla Bones said…

    Poutzzzzz, quanto mais te leio, mais percebo a pessoa maravilhosa que está por trás dessas letrinhas... É engraçado como as pessoas nos julgam, mas jamais imaginam o tamanho do conflito pelo qual passamos...às vezes eu acho que seria melhor ser burra, inconsequente, não pensar nesses problemas que a maioria das pessoas prefere fazer de conta que não existem...

    Viver não é fácil, não mesmo !!!

    Beijão, te adoro, te admiro. Mesmo !!!!

     
  • At quarta-feira, 22 agosto, 2007, Blogger Lady Insane said…

    Gata seguinte, eu entendi o que vc quis dizer com tapando os olhos para um problema, mas ainda assim eu acredito que essa ajuda que vc deu foi de grande valia! Pelo menos vc fez algo, seria dez mil vezes pior se tivesse dados as costas e ignorado... claro que o melhor seríamos mudar nossa política e blá blá blá... mas isso leva-se tempo, e até lá vc não irá renegar pratos de comida (ou barras de cereais lights rss) pra quem tem fome né?

    Podemos ter a geladeira bem servida e não comermos, mas às vzs nossas almas são mais vazias do que os estômagos de quem fome... mas sim é uma grande ironia essa nossa, mas fazer o q não? apenas ajude quando puder as pessoas que precisam.

    te adoro meninë!!! PEGAEL deliçaaaaaaaaa


    :**

     
  • At quinta-feira, 23 agosto, 2007, Anonymous Anônimo said…

    OIe!!!

    Nossa me senti mal lendo tbem..
    Enquanto a metade do mundo que emagrecer a outra passa fome..IronicOo!

    SEm muito ke falar..

    Eu tento me livrar da culpa...fazendo trabalhos voluntarios ..

    ....
    BJos!!!

     
  • At sexta-feira, 24 agosto, 2007, Blogger Mari said…

    Oi Dark! Mudei meu blog:(teve 1 problema)

    http://mari-marimaravilha.blogspot.com/

    Beijinhos

     
  • At sexta-feira, 24 agosto, 2007, Blogger Immortal Girl said…

    As veses tenho pena de mim tb amiga.... antigamente eu via aquelas pessoas miseráveis, magras, com os osso aparecendo... e sentia dó, pena, compaixão.... hj sinto vontade de ser tao magra quanto...
    a diferença é q invez de agora sentir dó e pena deles, sinto é de mim!!

    É muito triste tudo isso..

     
  • At sexta-feira, 24 agosto, 2007, Blogger Tati said…

    Hey Lindona!!

    Estou melhor viu!? Desculpa o estresse... vc sabe que a gatinha pisciana aqui é um poço de problemas. Mas tá tudo resolvido! Vou pedir até pra mudar de setor pra evitar maiores constrangimentos... Não quero passar por isso de novo!!

    Não mandei e-mail ainda pelo mesmo problema! Hoje eu vou ver se no trabalho aceitam algum outro servidor pra poder criar um e-mail e te escrever que eu não aguento mais!!!

    Te adorooooooooooo princess ;)

    Xêrãooooooooooooooo!!!

     
  • At sexta-feira, 24 agosto, 2007, Blogger Aninha said…

    essa crise todo mundo tem.e quando agente mia e pensa que tem gente passando fome...
    mas a verdade é que comendo não alimentamos ninguém o que é um fato.Mas o nó na cabeça permanece.
    Tchau pra tpmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    aff!e quanto a alimentaçao?está melhor ou ainda causa brigas em casa?amo d+ bjuzzz

     
Postar um comentário
About Me
Pegue o seu no Templates by Maximus
Nome: Anna Dark
Idade: 23
Altura: 1,62
Já Pesei: 69kg
Peso Atual: ?
Meta: 47kg

PERFIL

Previous Post
Archives
Links
Documentário
Diário de uma Anoréxica
Thin
Distorção da Própia Imagem
Reportagem Anorexia
SITES PRO-ANA
CALCULE SEU IMC

    Calculadora IMC
    Peso: kgs
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
    IMC Classificação
    - de 20 Abaixo do Peso
    20 a 25 Peso Ideal
    25 a 30 Sobrepeso
    30 a 35 Obesidade Moderada
    35 a 40 Obesidade Severa
    40 a 50 Obesidade Mórbida + de 50 Super Obesidade
CALCULE SEU PESO IDEAL

    Calculadora Peso Ideal
    Sexo: masc
    fem
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
VISITAS
    visitas
    Free counter and web stats