quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
ATOS, PALAVRAS E RESPONDABILIDADE
Oi, Meninas! Como estão vocês?
Bom, queridas... Papinho sério agora...
Ontem a minha sobrinha dormiu aqui em casa. Ela tem 14 anos. Ficamos conversando até altas horas da noite e ela me contou uma infinidade de coisas que um dia já foram presentes na minha vida, que um dia também me tiraram o sono, mas que hoje eu tiro de letra. Até aí, tudo bem. Eu amo conversar com ela.
O problema foi quando ela olhou no espelho e disse: “Nossa, tia (Ai... tia.. Affe!) como eu engordei nestas férias... Vou fechar a minha boca! Preciso urgente emagrecer alguns quilos!” Detalhe: Ela tem 1,58 e pesa 42 kg. Ai, ai, ai ... Gelei!Eu já vi este filme.
Eu disse a ela que não precisava se preocupar porque estava linda e que tinha que tirar estas idéias da cabeça porque ela estava em fase de crescimento e precisava se alimentar direito. Então, ela sorriu e disse pra mim: “Tia, eu quero ser que nem você, bem magrinha. Você é o meu exemplo!”.
E-X-E-M-P-L-O! Essa palavra ecoou no meu cérebro.
Ontem eu estava conversando com a Ana Blues e a gente tocou justamente neste assunto:
Vocês já pararam pra pensar na responsabilidade que nós temos ao escrever em um blog e publicar nossas idéias?
Vocês já pararam pra pensar no poder que podemos ter de influenciar as pessoas, nem sempre de maneira positiva?
Vocês já pensaram que as nossas palavras e os nossos atos na cabeça da pessoa errada pode não dar em boa coisa?
Pois é, eu também já! E às vezes piro um pouco com isso.
Eu sei que não estou aqui para influenciar ninguém, que todos têm que ter a ciência de que são responsáveis pelos próprios atos, que as pessoas devem saber o que é certo ou não para si próprio, que eu não incentivo de forma alguma as pessoas a agirem como eu. Mas... parem pra pensar... Estamos falando de saúde (ou a falta dela) o tempo inteiro. É responsabilidade pra caramba
Olhem o que eu falei pra minha sobrinha: “Você tem que se alimentar direito”. Fala sério, a quem eu quero enganar? De que adianta me achar responsável por falar isso se ela me vê fugir da comida como o diabo da cruz?
Exemplo do que eu sou, então? Exemplo de: “Como falar meia dúzia de verdades com propriedade e fazer exatamente o contrario por opção.” Caio naquele conhecido chavão: Falar é fácil, fazer é difícil.
Ontem quando a minha sobrinha me disse que sou seu exemplo eu fiquei tentada a dizê-la para tratar de arranjar um exemplo melhor. Gandhi, talvez. Não posso servir de exemplo sob hipótese alguma, ainda mais para uma menina de 14 anos!
Tenho noção de que faço muita coisa certa sim, não sou um completo fracasso. E as coisas positivas como estudar, trabalhar, tentar se virar sozinha, não depender de ninguém pra nada, até podem ser tomadas como exemplo, pra alguém. Mas também tenho a noção de certos comportamentos devem ser deletados, banidos! Não devem ser levados em consideração. Tipo, faça o que eu digo, mas não o que eu faço.
É meninas, eu sei que a palavra é metade de quem diz e metade de quem ouve, e também sei que os atos as vezes dizem muito mais do que um dicionário inteiro. Mas fica aqui a minha reflexão, quem sabe ela possa servir de exemplo pra alguém?
Adoro vocês e obrigada sempre pela força.


posted by Anna Dark at quarta-feira, fevereiro 28, 2007 -
13 Comments:
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Ei querida,vim agradecer o seu comentário "pequenino" mas que foi de grannnde ajuda!!!Sabe, as vezes penso em desistir e levar uma vida relativamente saudável ,mas sei q não consigo...que irei abusar dos alimentos saudáveis...Li seu post, e concordo com vc, apesar de não querermos influenciar ninguém, acabamos por fazê-lo...eu por exemplo, nunca saberia o q é a fundo a bulimia se n tivesse lido vários blogs...eu descobri a doença por meio de pesquisas cinetificas, mas o lado "mia" de ser eu descobri nos blogs...e isso me influenciou, tá certo q eu me deixei influenciar, pq eu entendo q é uma forma de alcançar objetivos q eu quero, mas isso n é lá muito bom...o q escrevemos, postamos e discutimos acaba por colocar na cabeça de meninas complexadas e "iniciantes" q elas devem ser como nós...as vezes tenho medo de morrer por causa das minhas loucuras, e as vezes qdo olho blogs q n são atualizados ha um bom tempo, fico preocupada, pensanndo: será q minha amiga ana/mia se foi? é um mundo triste, doloroso, cheio de renuncias,mas que para nós vale a pena, mesmo q caiamos em tentaçoes diversas vezes...infelizmente sua sobrinha n pode tomar vc como exemplo na questão alimentar...fique de olho aberto pra ver se ela n tem seguido o caminha q vc escolheu tá? bjos linda!!!vou linkar vc!amei seu blog!!(i...acho q escrevi muito!!)

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    é complicado mesmo..eu vivo batendo na tecla "estou doente,nao façam isso" mas pra mim,mudar de atitude,fechar o blog,almoçar,jantar..café..lanche.. nao dá.é demais pra mim.
    as vezes meninas me pedem dietas,formulas..querem ser "ana" como se tivesse jeito,como se fosse como ter espinhas.
    coo sempre,amo o que vc escreve :) to contigo pra qualquer coisa
    se quiser me add
    aninha_bloon@hotmail.com bjux

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Olha, eu já virei sua fã, mesmo naum tendo mais a ana em minha vida,vc escreve muito bem!!!

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    olá querida,

    sim, é verdade... há sempre alguma responsabilidade, partindo do princípio que os blogs estão abertos ao público, certo? Por outro lado, tb há blogs sobre drogas e armas, e isso tb é perigoso e, de certo modo, tb é meio ilegal.
    Por outro lado, os pais tb devem tentar ter uma certa atenção e vigiar o que os filhos fazem na net (eu odiava qdo era + nova e controlavam, mas é um mal necessário..!! rsrsrs)

    no meu blog tenho 2 regras: ñ dou dicas, ñ posto dicas. E tenho ao ld uma barrinha a dizer q ñ é um blog pro-ana tb..!

    mas a sua sobrinha... bom, conversa c ela, explica que aos 14 anos tem é que se alimentar bem (tb com 42kg deve estar linda) e aproveitar a vida. Eheh pareço a minha própria consciência a falar!

    em relação ao curso continuo pendente, vou falar esta semana com alguns dos meus professores p eles me darem algumas dicas... mas se calhar vou ficar neste curso q estou agr, dado q é c ele q + rapidamente poderei atingir a formação q eu quero p iniciar o emprego q desejo msm...

    e os cursos de historia, filosofia, ciencias politicas, sei lá, podem vir com o tempo, talvez!

    beijinhos * *

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Quando comecei a frequentar este blogs pro ana / mia e outros de dietas passei alguns dia meio " passada ", mt deprimida e triste achando que era a rapariga mais gorda e infeliz do mundo. Depois comecei a ver as coisas de forma diferente e retiro dos blogs aquilo que têm de bom, a amizade, a compreensão e a força.
    Um beijo

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Eh estranho vir aqui e dizer isso mais as vezes eu acho que vc tem mais sorte do que pensa...E eu nem te conheço coisa estranha neh?Toda vez que eu tento(tento pq eu não consigo,alias,eu nunk consigo nada ja devia ter me acostumado)Fazer um Nf ou um lf que seja eu admito que realmente penso em...VC!P q vc tem algo que eu daria tudo nessa vida pra ter...Auto Controle...Ta eu sei isso eh anorexia uma doença q como diz minha mãe domina a mente...
    Mais eu não me importaria de dar a minha saude e qq outracoisa q eu tenha por isso ser magra...Magra...Isso pra mim eh o paraiso.E eh increvel eu tenho tanta sorte q quando eu tento fazer um nf eu brigo com a minha mãe fico triste e ai eu tenho uma crise...
    Eu fico me perguntando se eu tenho msm bulimia...
    Pq eu sou tão ruim tão nada q eu acho q eu não tenho nada na vida...minha vida eh vazia...e olha que eu so tenho 15 anos...

    Acho que vc tem sorte...

    Beijos

    Amanda!

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi darling...td bom?
    Puxa muito bom seu post.Foi de grande reflexão mesmo.
    A partir dessa refelxão vou levar mais em conta o que eu escrevo no meu blog.Ele é meu porém não quero causar má influência ou algo desse tipo em ninguém.
    Um beijo linda!!!

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Olá linda. Estive quase um mês sem te visitar, desculpa, mas o meu computador esteve a arranjar.
    mas agora já estou de volta !!! ;)

    Entao como esta o teu peso? Nao desistas e luta para alcancares o que queres!!!
    beijos

     
  • At quarta-feira, 28 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Amei seu post..
    Eu acompanho o blog de todas voces, mas nao tenho o meu proprio. Talvez por receio de ter meu segredo descoerto e talvez tambem por um restinho de coincidencia.
    Penso nas minhas primas de 14, 15 anos e me desespero em pensar que elas possam vir a sofrer como eu. Imagina se minhas pequenas acompanhassem meu blog para usa-lo como "inspiracao". Nao, nao posso, nao sou e nao quero servir de exemplo para elas.
    Desculpa, me excedi..
    De qualquer forma, amo o seu blog e suas opinioes.

     
  • At quinta-feira, 01 março, 2007, Blogger Pameja Boo said…

    a questao muito seria essa... Eu nao posso dizer por todas.. mas eu vivo uma relaçao de amor e odio c/ a minha DOENÇA.. e penso q sim, nos podemos influenciar as pessoas.. mas apenas as q ja tem potencial p/ essa doença..
    Pense como alguem q tem diabetes ou outra doença.. se fizesse um blog contando os momentos bons e ruins da sua vida.. a mim nao influenciaria.. pq eu nao qro ser dieabetica..
    Mas mesmo assim eh preciso um pouco de responsabilidade ao divulgar nossas opinioes..

    Aiii estou em NF .. indo bem.. estou sentindo cheiro de macarrao.. aff eh dificil.. mas estou bem

    Tudo de bom querida.. muita força e sorte c/ a ana e c/ a sua sobrinha..

    Bjinhus

     
  • At sexta-feira, 02 março, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Miga, vc colocou em palavras tudo o que pensamos. Me sinto aliviada, não por ter encontrado uma forma de ser menos responsável pelas coisas que digo ou faço, mas por ter colocado pra fora um medo muito grande de fazem mal a alguém.
    Obrigada, mais uma vez.

     
  • At sexta-feira, 02 março, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Miga, vc colocou em palavras tudo o que pensamos. Me sinto aliviada, não por ter encontrado uma forma de ser menos responsável pelas coisas que digo ou faço, mas por ter colocado pra fora um medo muito grande de fazer mal a alguém.
    Obrigada, mais uma vez.

     
  • At sábado, 03 março, 2007, Anonymous Anônimo said…

    As pessoas precisam seguir seus próprios caminhos e aprender com seus proprios erros. Conselhos raramente surtem efeito.

     
Postar um comentário
About Me
Pegue o seu no Templates by Maximus
Nome: Anna Dark
Idade: 23
Altura: 1,62
Já Pesei: 69kg
Peso Atual: ?
Meta: 47kg

PERFIL

Previous Post
Archives
Links
Documentário
Diário de uma Anoréxica
Thin
Distorção da Própia Imagem
Reportagem Anorexia
SITES PRO-ANA
CALCULE SEU IMC

    Calculadora IMC
    Peso: kgs
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
    IMC Classificação
    - de 20 Abaixo do Peso
    20 a 25 Peso Ideal
    25 a 30 Sobrepeso
    30 a 35 Obesidade Moderada
    35 a 40 Obesidade Severa
    40 a 50 Obesidade Mórbida + de 50 Super Obesidade
CALCULE SEU PESO IDEAL

    Calculadora Peso Ideal
    Sexo: masc
    fem
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
VISITAS
    visitas
    Free counter and web stats