quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
"DISTORÇÃO DE IMAGEM OU DIFERENÇA DE FOCO?"
Ontem eu fiz um testezinho na internet que me encheu de osso e me mandou me tratar, era sobre distorção da própria imagem. Aí eu fiquei pensando. Distorção da própria imagem. Na verdade, o que isso significa?
Por exemplo: Uma menina considerada “normal” se olha no espelho. No que ela repara? Se a roupa está lhe caindo bem, se os brincos, o sapato e a bolsa combinam, se ela deveria prender ou não o cabelo, se deveria colocar mais ou menos maquiagem. Claro, que ela também deve reparar se está bem com esta calça ou se ela está lhe apertando os “pneuzinhos” mas, caso tiver apertando, ela troca de calça e segue o baile. OK!
E nós? No que reparamos quando nos olhamos no espelho?
Bom, eu não sei vocês, mas quando eu me olho no espelho reparo se os meus ossos do colo estão à mostra, se a minha barriga está ou não menor, se eu consigo enxergar os meus ossinhos do quadril sem ter de fazer mil e uma poses, se as minhas coxas estão como duas toras ou se elas diminuíram depois da caminhada.
Claaaaaaro! Eu não estou dizendo que não reparo nas outras coisas que disse acima, roupa, sapato, brincos e bolsas. Obvio que sim. Mas isso fica em segundo plano. Pois, se ao me olhar no espelho, eu não gosto do que vejo (o que sempre acontece), eu já murcho. Na hora!
Isso é distorção da própria imagem ou é diferença de foco? Serão essas duas coisas distintas ou estão relacionadas?
As pessoas podem dizer que estou magra (o que sinceramente eu não acho), mas eu não me sinto magra. Pra mim não basta estar magra. Eu quero olhar no espelho e me sentir bem. Estar somente magra não é o meu foco. Eu quero ver tudo o que citei acima. Ossos aqui e ali, pernas finas, barrigas e bundas inexistentes. Não é que eu me olhe no espelho e não enxergue que perdi peso. Eu vejo isso. Mas o magro pros outros, não é magro pra mim. E eu tenho a exata noção da minha imagem. Não estou a distorcendo.
To viajando demais, não?
Alguém aí lembra do Filme “O Amor é Cego”? Aquele filme com a Gwyneth Paltrow
que ela faz o papel de uma mulher obesa e o Jack Black, que faz o papel de um homem que busca sempre namoradas perfeitas, e é hipnotizado por um Guru de forma a visualizar apenas a beleza interior delas?
Pois é! Eu queria ser o Jack Black! No duro.. Eu queria mesmo! E acho que todas vocês, secretamente, também tem essa vontade.
Imagina você tirar a sua roupa, se olhar no espelho e se amar! Se amar de verdade, porque você está simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, e está sinceramente muito satisfeita com o que você vê.
Não! Eu nem estou falando de você se ver uma Gwyneth Paltrow
da vida, estou dizendo de você ser quem você é, exatamente como você é, e se amar por isso! Isso pra mim, atualmente é muito utópico.
Encontrei um ex-colega que me olhou e disse: “Nossa! Como você está bonita! Está bem magra”. Eu olhei, virei pra trás, levantei uma das minhas sobrancelhas e pensei: “O quê? Tu tá brincando comigo!”.
As pessoas chamam isso de distorção da própria imagem. Um dos sintomas das pessoas que têm problemas alimentares. Eu chamo isso de vergonha na própria cara, de SIMANCOL! Já ouviram falar?
Tudo bem, a minha auto estima chama-se baixa estima ou melhor inexistente estima. Mas daí a dizer que estou bem magra? Bah não força! Ou pelo menos não humilha.
Se eu tivesse sido hipnotizada pelo guru do filme, talvez eu iria viver mais feliz, talvez eu iria me estressar menos, envelhecer menos, fumar menos, enfim. Talvez ao me olhar no espelho, apesar de não ver uma Gwyneth Paltrow, eu iria ficar satisfeita e iria me sentir melhor, conviver e viver melhor, comer melhor, me cuidar melhor. Talvez seria uma boa opção.
Mas infelizmente eu não acredito que quando eu pegar o elevador do meu trabalho eu vá me encontrar com um Guru que vai transformar a minha vida. Há não ser que alguma de vocês tenha o número de contato dele. Então, cá eu sigo. Vivendo. E torcendo para que um dia eu possa olhar no espelho e gostar da minha imagem. Acho que isso não é pedir demais. Pedir demais seria pedir pra ser uma Gwyneth Paltrow.
posted by Anna Dark at quinta-feira, fevereiro 08, 2007 -
16 Comments:
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Pois eu gosto de mim, mas apenas do meu rosto, das minhas pernas e do meu rabito... Tudo o resto eu mudava, e sinceramente não sei se algum dia irei gostar de mim no todo; aquilo que vejo corresponde á realidade, nem mesmo quando pesei muito menos gostava do que via! Para dizer a verdade quando a "ana" tomou conta de mim há já 10 anos atrás e eu estava magra foi a altura em que me achei muito gorda e não gostava do que via, passava dias a chorar e simplesmente não comia! Fou uma altura muito complicada da minha vida! Pode ser que um dia, com uns quilos a menos eu goste do meu corpo... TALVEZ...!

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi, flor! Que lindo o visual novo do blog... eu adoro borboletas.
    Miga, vc sabe, né? Sou como você e só fico procurando meus ossos no espelho. Todo o resto vem depois. Eu também vi que emagreci, as pessoas dizem isso, mas não me satisfaz. Preciso ver tudo um pouco mais finho pra começar a ficar tranqüila. Porque é isso que não somos.
    Superbeijo!

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    EU GOSTO MUITO DE LER O SEU BLOG! ACHO INTERESSANTE PORQUE VOCÊ NÃO FALA SÓ O QUE COMEU E GIRA EM TORNO DO MESMO ASSUNTO. TEM ALGUNS BLOGS PRO ANA QUE SÃO UM SACO. MAS O SEU É MUITO INTELIGENTE. NÃO SOU "ANA" E NEM "PRÓ-ANA", MAS TE CONFESSO QUE DEPOIS QUE LEIO O QUE VOCÊ ESCREVE, FICO PENSANDO E ATÉ PARTILHO ALGUMAS IDÉIAS COM VOCÊ. CONTINUA ESCREVENDO SEMPRE ASSIM. POIS PELO MENOS ALGUÉM TEM QUE FAZER ESSAS MENINAS CABEÇAS DE VENTO REFLETIR. UM ABRAÇO.

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Sinceramente eu não sei porque você não usa esse seu talento e inteligência a favor de você. Ser magra, é muito bom, eu concordo contigo. Mas de um jeito saudável. E não ficando sem comer. Não estou te dando lição de moral, pois tenho um "dedim" de inveja (boa) da pessoa que você deve ser, principalmente pela sua cabeça e pela dorma com que você faz as pessoas colocarem o dedo na consciência. Mas por favor, pensa um pouco. Te cuida! Porque eu quero poder entrar aqui por muitos e muitos anos, ok? Bejim!

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Olá Anna Dark!
    Há tempos acompanhos os blogs pró-anna e há pouco meses encontrei o seu entre eles. Nesse teu espaço me sinto á vontade, sinto que não estou só. Aliás moro no Sul tbem, em uma cidade bem perto de Poa(uns 150km).
    Pois bem, o fato de eu ter decidido fazer um comentário no teu blog hj (aliás, acho que vai ser mais um desabafo que um comentário) foi o "elogio" que eu recebi hj de manhã do meu avô quando eu estava saindo p/trabalhar.
    Ele me olhou e disse: "Tá gordinha, ein!" nem preciso de te dizer q na hora meu mundo desabou.
    Não que eu não tenha a consciência que eu realmente esteja gorda, mas o que chateou e fez o meu mundo desabar, é o fato de eu estar assim novamente somente na tentativa de agradar minha família. Há pouquíssimos meses atras eu estava ouvindo dessas mesmas pessoas comentários, chateações que eu estava muito magra, que estava feia de tão magra, que parecia doente etc, ficavam me socando comida e vigiando os meus passos pra ver se eu estava comendo. Afinal, o que eles querem? Pois bem, o fato é que com essa caiu a ficha que não vou fazer mais nada pra agradar ninguém, por um lado até me sinto aliviada de ter percebido que nunca vou agradá-los e que tomei as rédeas da minha vida novamente. Já começou hj, vou voltar ao meus objeitovos novamente e dessa vez eu não vou me entreguar. Logo quero ver todos meus ossos saltando novamente!
    Um grande abração pra ti, eu tenho certeza que tu vai logo atingir teu objetivo!
    Rafa

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi, querida. Obrigada pela visita, tb gostei mto do seu jeito de escrever. Olha só, esse tal guru aí do filme, cara, como eu queria topar com ele! Vc costuma ser super crítica com tudo? Ou é só com a imagem mesmo? Tenta relaxar um pouco, (re)contruir sua imagem pq pelo q me parece pelo seu peso e medida, vc ta lindaaa!!! Se cuida.

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Meu Deus! Dessa vez você me surpeendeu com o que escreveu. Eu sempre venho aqui e leio todos os seus posts. Vou te contar que muitas vezs não concordo com você, mas vale pra mim o princípio de que as pessoas pensam diferente e estam aí pra trocarem idéias. Éu não sou nem ana, nem mia, nem pro, nem nada. Mas eu também queria me olhar no espelho e gostar de mim, o que não acontece. Queria sim estar mais magra, e estou tentando conseguir através de exercícios e dieta saudável. Pra mim, ok, vc emagrecer do seu jeito, afinal você tem uma meta. Mas quando chegar nela, volte a comer de uma maneira normal e estabeleça uma relação sadia com a comida. Você é tão inteligente e alto astral, não gostaria de saber de você doente. Tá aí meu tok! Pela primeira vez escrevi pra ti e espero que poça ajudar em alguma coisa. Continua com essa cabeça iluminada que você vai longe! Um beijo.

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Anna, espero que você compreenda as palavras que vou te dizer agora, pois esse é o comentário de uma mãe preocupada. Estou começando a entrar nos chamados sites "pró ana", pois acho que a minha filha está indo por esse caminho. Me surpreendi muito em entrar no teu blog, pois acho que ela é muito parecida com você. Inclusive tomei um susto no início, pois achei que você era ela. Mas nos seus comentários eu ví que você é do Sul, e somos de São Paulo(risos). Pelo que leio és uma menina muito inteligente. Trabalhas, estudas e te esforças no dia-a-dia. O que te levas então a esse perfeccionismo incomum em relação a aparência? Minha filha tem tudo, assim como você, não entendo como, mesmo depois de magra, ela continua a não gostar da sua imagem no espelho.Gostaria de poder identificar as reais causas deste problema com a comida, e se for preciso vou ler o seu blog até ter uma luz, já que não posso conversar abertamente com a minha filha. Só quero que tentes refletir sobre o que te digo, porque hoje, sou eu, amanhã pode ser a sua mãe no meu lugar. Não se chateie se fui rude com as minhas palavras, a minha intenção é poder ajudar, exatamente como eu queria poder ajudar a minha filha. Um grande e sincero abraço pra você e , por favor, se cuide. "PS: Meu comentário vai ser em anônimo, pois tenho medo de ser identificada por alguma das meninas."

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    oi, ja acompanho o teu blog a algum tempo assim cm o d outras pro anas pois apartir do momento em k vos "conheci" inspiraram-me e estao a ajudar mt na minha dieta! o post d hoje foi ... cm se fosse eu propria a falar d mim, gostei mt!!força pa voce e n tarda seus ossos estaram tal e qual voce deseja!!bjs
    ps: n vou assinar pois n kero algum conhecido m reconheça, ultimamento n param d m xatear

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Blogger Mia said…

    Uauuuuuu!!!!!! Amei esse novo visu do blog. Show de bola!!!
    Anna adorei sua visita no meu blog e seu comentário.
    Me senti capaz de atingir minha meta e me senti melhor ainda sabendo que tenho pessoas com que posso contar : )
    Uma apoiando a outra sempre fica mais fácil. Aliás, com apoio qualquer coisa fica fácil :)))
    Vc também esta linkada no meu Blog linda!

    Beijocas

     
  • At quinta-feira, 08 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Foco/distorção? Não é eufemismo/hiperbole? QUando eu pesava 42kg eu juro que enxergava o mesmo de 5kg a mais, nem UMA diferença! Mas as outras pessoas reparavam e diziam que eu estava mais magra. Sendo assim eu acredito na tal da distoção!! Mas acredito no foco diferente também, pois isso há em tudo. O que é bonito pra alguns é horrivel pra outros... A questão é, você vai enxergar os ossos tanto quanto eles estão aparecendo? E quando ver, não vai querer mais... pra sempre??

     
  • At sexta-feira, 09 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi flor!
    Eu amei o novo visual do seu blog ficou muito bom!
    Linda tenha um ótimo fds.
    Beijos.
    Obs: Espero não estar te encomodando!

     
  • At sexta-feira, 09 fevereiro, 2007, Blogger Tati... said…

    Olá miga,acho q este tipo de teste me assusta um pouco.Mas vou dizer pra vc mais ou menos o mesmo q disse pra ana-blues:"Não confio na idéia de distorção de imagem,acredito q por passarmos a maior parte do tempo procurando nossos ossos e nossas gordurar em frente ao espelho acabamos por acostumar com a idéia de q estamos realmente gordas.
    Bjão.Bom fim de semana.Se cuida tah.

     
  • At sábado, 10 fevereiro, 2007, Blogger lovely_anna said…

    Oi amiga!
    Bom, primeiro vou dizer que amei o novo lay! Está maravilhoso!

    Sabe que eu nunca pensei no que as outras meninas notam quando se veem no espelho . Verdade, eu sou que nem vc ... olho primeiro para as pernas, pra ver se a calça me engordou . Depois olho pro cotovelo, pra ver se está maior que o antebraço (se não estiver é pq eu engordei) , a clavícula ... enfim ... o resto ficam em segundo plano, como vc disse .

    Vou indo querida!!!
    Tenha um belo final de semana !
    Obrigada pela força!

     
  • At sábado, 10 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi querida,

    O novo look do blog é lindo :)

    Hmmm... a 1ª coisa q eu noto qdo me vejo ao espelho é se a minha barriga e os meus pneus se notam mto. Odeio msm. Dps passo p as pernas. E dps, claro, p o resto da roupa.

    No outro dia estavam falando de distorções devido a DA's na aula, e uma profª minha disse q fizeram alguns testes em algumas 'pacientes', em q davam 1 imagem n1 computador e pediam p elas adaptarem alterações ao corpo delas. A maioria das meninas puxou ao máximo a gordura e disse 'eu ainda sou + gorda q isso'.

    P mim,acho q ñ seja caso p tanto. Sei q ñ sou goooorda mesmo gorda,mas tb ñ me sinto bem assim. Preciso ser + magra, sentir os meus ossinhos qdo me sento,ando,etc. Gosto d ouvir o Namorado dizer 'os seus ossos magoam' qdo me sento no colo dele. Aí sim,sinto-me quase vitoriosa. Acho q isto é comum a todas nós.

    Eu tb adorava olhar p o espelho e dizer 'ñ mudava nada em mim', mas infelizmente isso nca acontece. E eu, q vivo n1 casa c espelhos por td o ld,tenho q levar c essa tortura td o dia.... bah!

    Mas vc, querida, já tá linda, certo? Quem me dera ter o seu peso!

    Bj bj e bom findi *

     
  • At sábado, 10 fevereiro, 2007, Anonymous Anônimo said…

    ANA! ana...nome simplificado mais lindo!Quem não gosta dela?Alias quem de nós não gosta dela?Um ser simples, mas sempre ativa.Ana tinha muito respeito e coragem pelo que fazia...amava seu trbalho...vivia uma correria incrível com seus poucos 16 anos...trocava de roupa como bebia água,com uma rapidez íncrivel.Tão linda,tão magra,tão morta!Vivia correndo. Se mostrando...sempre sem tempo.Sempre sem conversas...sem falar,sem dar se quer uma explicação sobre sua motivação.Sem tempo,sem dó,sem comida...Ana...sempe ocupada!Nunca ligava para suas próprias lástimas...Dia em que perdeu a mãe,e ela não pode ve-la,estava desfilando.Ana era alguem que nunca desistia,nunca...Vivia reclamabdo sobre si,nunca estava satisfeita consigo mesma.Sempre sem tempo,triste,fraca.Ana já com aparênciamorta,como se estivesse em decomposição.Já não parava em pé...Seu chefe a este ponto vivia reclamando.E Ana...tão triste,sem ninguém.E tão sem anexo para sua família...sua mãe não teve tempo suficiente para ver seu triunfo,Ana agora se une a única familiar que ela respeitava...Ana tem seu fim dentro de seu novo quarto no hospital...Jura que os médicos tentaram fazer de tudo, mais a água já percorria todo seu sangue.Ana MORREU,mais ainda vive aqui dentro de todos nós ,nós ainda amamos Ana;ainda a idolatramos por sua vontade,mostraremos sua força,e quem sabe mais tarde,se tivermos sorte estaremos ao seu lado.Realmente ao seu lado...e formaremos sua verdadeira família,pouco a pouco, um a um...somos desiludidos por todos e mesmo assim,somos gordos sempre gordos...e devemos tudo isso a você:AMIGA ANA. (verdadeira carta ana) para pensar,refletir. por JULIANA.
    JULIANA | 02.10.07 - 5:13 pm | #

    --------------------------------------------------------------------------------

     
Postar um comentário
About Me
Pegue o seu no Templates by Maximus
Nome: Anna Dark
Idade: 23
Altura: 1,62
Já Pesei: 69kg
Peso Atual: ?
Meta: 47kg

PERFIL

Previous Post
Archives
Links
Documentário
Diário de uma Anoréxica
Thin
Distorção da Própia Imagem
Reportagem Anorexia
SITES PRO-ANA
CALCULE SEU IMC

    Calculadora IMC
    Peso: kgs
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
    IMC Classificação
    - de 20 Abaixo do Peso
    20 a 25 Peso Ideal
    25 a 30 Sobrepeso
    30 a 35 Obesidade Moderada
    35 a 40 Obesidade Severa
    40 a 50 Obesidade Mórbida + de 50 Super Obesidade
CALCULE SEU PESO IDEAL

    Calculadora Peso Ideal
    Sexo: masc
    fem
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
VISITAS
    visitas
    Free counter and web stats