segunda-feira, 30 de abril de 2007
" QUAL É O SEU MOTIVO?"
Muito ouvimos as pessoas dissertarem com propriedade os motivos para alguém desenvolver um Transtorno Alimentar. As causas mais comuns citadas, são o perfeccionismo extremo, rejeição, profissões específicas e é claro, a mais comentada mídia.
Eu não posso opinar com veracidade esse assunto. Apesar de ler muito sobre, eu não sou uma profissional. O que penso, escrevo ou digo, são conclusões da minha cabeça. E muitas delas podem ser duvidosas, justamente por me faltar embasamento técnico.
O fato é que eu concordo quando leio que as causas de um TA são várias. E concordo mais ainda quando leio que as causas de um TA ainda não são realmente conhecidas.
Eu, por exemplo, não me lembro exatamente do dia em que passei da vontade sadia de emagrecer para a obsessão doentia da perda de peso. Na boa, não lembro, nem que eu force muito.
Mas lembro muito bem do dia em que eu estava na frente do espelho experimentando roupas e mais roupas, que não me serviam, para ir ao aniversário do meu atual marido, namorado na época. Lembro-me exatamente da sensação que tive quando me olhei no espelho e me senti a última das mulheres. E me lembro exatamente o que eu senti quando cheguei no aniversário e vi dúzias de mulheres maravilhosas e magras, cumprimentarem meu namorado. Senti-me mal. Senti-me gorda. Senti que precisava mudar.
Eu não lembro quando eu deixei de comer pães, arroz, massa, açúcar, refrigerante normal, leite integral, xis e cachorro quente.
Mas eu me lembro muito bem o gosto que a comida tinha pra mim quando eu tinha decidido que precisava emagrecer. Gosto de culpa, de derrota, de impotência, de desespero. Aliás, a comida tem este gosto, até hoje.
As causas mais comuns para um TA estão nos livros, nos sites, nas revistas, na boca daquela sua vizinha do primeiro andar que te olha com uma cara de quem jura que sabe que você está com algum problema (Anorexia, ela só pode estar com anorexia!) Mal ela sabe o que está dizendo.
Mas os fatores intrínsecos, os traumas que passamos, as palavras duras que já ouvimos, as roupas que rasgamos por tentar fazer com que elas servissem, as festas que deixamos de ir, os olhares maldosos, os foras que já levamos, os adjetivos que já nos colocaram, os olhos cheios de lágrimas, o peso na consciência, o ponteiro da balança... Isso não está descriminado em livro algum. Deveria. Mas não é levado em consideração.
Porque? Eu não sei. Juro que gostaria.
Alguém aí sabe?
Alguém aí lembra o motivo de decidirem emagrecer?
Legal pensar nisso de vez em quando. As vezes corremos atrás de um objetivo e não sabemos nem por quê e nem para quê, não é mesmo?

Para explicar: Moderei meus comentários, pois estava sendo quase linchada aqui no blog (risos!).
Não que eu me importe com isso, pelo contrário. O questionamento é válido, é sadio. Cada um tem suas opiniões e são livres para terem suas próprias conclusões. Concordo, e tenho dito! Podem sempre comentar o que quiserem aqui. Deixo livre e leio cada um deles.
Mas, vamos combinar... É meio chato tu escutar quantidade de barbaridade de pessoas que nem te conhece, que te julgam mal, e querem somente te encher de osso pois não te respeitam. Qualquer uma em meu lugar também sentiria isso.
Existem pessoas que entram aqui e pensam que somos um grupo, tipo GLS.
Tipo: ABS – Anoréxicas, Bulímicas e simpatizantes.
Meu Deus! Não é assim.
Somos todas humanas. Algumas têm TA, outras querem emagrecer, outras somente apóiam, outras estão em recuperação. E em meio a tudo isso existe um laço forte que nos une: O respeito e o carinho umas pelas outras.
E isto, somente isso, é que não deve ser moderado, pelo contrário deve sempre ser comentado e visualizado.

Meninas, um ótimo feriado pra todas vocês.
Vou passar nos blogs e deixa um beijinho pra cada uma!
Até mais!

posted by Anna Dark at segunda-feira, abril 30, 2007 -
23 Comments:
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oie anjo! É eu sei como é... tbm não me lembro quando eu decidi emagrecer "absurdamente", apenas sei que foi por algum motivo chocante... sei como eh colocar "akela" roupa para ir a uma festa e ela não servir...
    =/
    Bom pelo menos estamos correndo atrás de nossas metas.
    bjos e boa semana.

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Anonymous Anônimo said…

    eu me lembro de ter chegado de uma viagem do Mato Grosso do sul(Bonito) e meu ex que na época nem era namorado, me olhou de cima a baixo, com cara de "credo, como vc tá gorda" eu tinha engordado 8(oito!!!) quilos.
    pois é. acho que começou aí...
    chato né? mas deixa...não foi culpa dele...se eu n fosse frágil, n teria ficado neurotica...mas tudo bem...
    florrrr que bom que gostastes do meu post!!!!fiz só p vc huahauhaua!!!!q coisa não?
    bem, e qto a moderação dos coments, APOIADO! ng tem q vir aki na sua "casinha" pra te encher n é mesmo? o que as pessoas não entendem é que gostamos demais umas das outras e só queremos apoio. não criticamos as pessoas q n querem mudar, então pq sermos criticadas pq queremos mudança?
    ótimo feriado queridaa!!!divirta-se muito, pq quarta feira começa tuuudo outra vez!!!
    adoro-te!

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Blogger Doce Ana said…

    Te linchando???quem?onde?qdo?Me fale que eu bato até dizer chega!!kkk
    Brincadeira florzinha, mas é muito chato mesmo ver pessoas só criticando e sem o menor respeito.Aliás, o respeito é tudo, pois vc pode não concordar com algo mas respeitar é primordial.Mas, essas pessoas não tem o q fazer e gostam de perder tempo fazendo só isso...melhor q deixe-as...nem vale a pena!
    Puxa só vc hein, ABS eu tenho q rir da sigla,rs.
    Outra coisa, bem dissestes sobre o que nos faz querer emagrecer...a mim sabe, nunca passei nenhuma situação tão constrangedora, mas a minha família mesmo q falam das minha bochechas!Dava uma raiva...ah, não só isso lembro-me q no passado sofria tb nos provadores,pois saía da loja arrasada e mal humorada, tinha pena da minha mãe, pois nem tinha culpa e eu ficava de mal humor até com ela...qtas e qtas roupas q comprei e nem usei de raiva e vergonha...hj tb sofro com isto só q não me abalo tanto me dá uma sensação pequena, mas q ao longo dos meses espero ter boas notícias e mudar esta situação...é isto flor!rs
    Fica bem tah e força.Um bj

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Blogger Unknown said…

    eh... não tem nenhum fato específico, eh como se fosse uma bola de neve, "pequenas" coisas que vão acumulando e chega num ponto em que não aguentamos mais, como no teu caso, a festa do teu namorado... sei lah. soh sei que emagrecer eh prioridade na minha vida, na nossa melhor dizendo! e nao me importa qt tempo leve, eu vou alcançar minha meta!


    beijos linda saudades e aproveita bem o friozinho no feriadão, e se decidir subir a serra, avisa ;)


    ;*****

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Anonymous Anônimo said…

    eu lembro de ter 18 anos e pesar 53 kg.daí eu vi q se continuasse iria parar no manekim 40 a história eh beeeeeeeeeeemmmmmmm longa,mas eu qro emagrcer pra me sentir bem cmg msm e não a última das criaturas.lembro de minha tia me dizer:"deu uma engordada né?" e riu.então disse pra mim msm:Eu não admito ser tecido adiposo em forma de gente.Vou a luta.
    Nossa Anna...são tantos os motivos,mas naum ligue pra essas pessoas q veem aki te encher.vai ver são obesas tentando tampar a gordura e a infelicidade delas.são covardes,nós naum.
    Bjos

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Blogger Zatanna said…

    Bah, que monde gente chata! Pensam que podem sair poraeh xingando todo mundo... um respeitam nd msm...

    Bom, eu comecei pq num aguentava mais toda a vez de sair me olhar no espelho e ver um monte de banha, cheguei varias veze a rasgar minhas roupas de raiva por ser daquele jeito... Deixei de sair, mas num decidi emagrecer drasticamente pelos outros, e sim por mim msm, pra eu me sentir bem comigo msm, e isso pra mim é mto importante, e nada do q possam me falar mudará!

    Bom linda... boa semana pra vc, bjosss... =*

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Mais uma do capítulo Encontros e Desencontros, né? Fui pegar o carro e demorou muito! Bom, mas p fato é que acho que volto na quarta. Vou ficar até beeeem tarde hoje, pra não vir amanhã. Então nos falamos e nos ajudamos depois do feriado, tá? Vou pensar em alguma coisa que possa nos ajudar. Acho que estamos com algum tipo de ansiedade, flor. Pode ser, não pode?
    Beijos, te adoro muitão!

     
  • At segunda-feira, 30 abril, 2007, Blogger Lady Insane said…

    obrigada pelo comentário lindona!!!
    Então o maldito NF teve fim!!!
    \o/... sucesso total!!! uhuuuuuuu
    Foto estileira? eu thinspo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    acho que os LF e NF tão te prejudicando hauhauahuhau
    obrigada por ter me add no msn... tomara que a gente se trombe um dia pra tc!!!
    Bjão

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Blogger lovely_anna said…

    Oi Anna !!!
    Ai, que saudadesssss !!!!!

    Sabe que eu também não me lembro exatamente do dia em que decidi emagrecer ! Acho que foi tudo acontecendo aos poucos e eu nem notei .
    Lembro dos dias em que fiquei magoada por ser gorda .
    Uma vez minha tia me disse que eu sou 'bonita e encorpada' perto das minhas amigas raquíticas ! (Isso é uma coisa que eu nunca esqueço e já faz uns 8 anos!).

    Eu fiquei chatedada tantas vezes com o meu peso antes de realmente querer emagrecer que até perdi as contas ... qualquer dia escrevo sobre isso no blog .

    Vou indo querida!
    Tenha uma ótima semana!
    Força pra vc!
    Beijinhos!

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Blogger Annita said…

    ahh eu tbm num sei dizer qndo q decidi emagrecer só eu ja estava cansada das piadinhas d familia, amigos etc..odiava (e ainda odeioo) olhar no espelho e akela pança enorme la q nem tm como esconder,
    noss eu me sentia o lixo dos lixos perto dakelas meninas magras e lindas
    e tdo q dava errado eu coloquei na minha cabeça q é pq eu to gorda
    ngm olha p/ gorda , é culpa da gorda.. etc..
    daí fui na nutrii,e não me dei bm com ela e resolvi fazer minhas dietas sozinha e qndo eu vii eu passava o dia inteiro sem comer nda só tomava café p/ ir à pé p/ escola
    e virou uma coisa tpo q se dane a escola, a facul meu principal objetivo é emagrecer
    Ahh miga nem gosto d ficar pensando mto nisso viu??
    hehe qndo eu xegar nos 40kg eu vejo oq q eu fiz da minha vida*
    Bjãooo

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    bom, desde quando nasci minha mae controlava as goladas de leite que eu sugava do peito dela...rs
    conforme fui crescendo, isso nao parou, ela sempre a vida toda me controlou, um dia eu fui jantar, e quando fui colocar o garfo na boca ela tirou... falou pra mim coisas horriveis, que na verdade eu devia mesmo ouvir....e ainda disse que nunca conseguiria emagrecer...depois disso comecei a fazer regimes, regimes, regimes, ate tudo se tornar uma obseção...ca estou eu nessa ate hj!

    Ah!! Aprovadissimo a moderação viu!
    ótimo feriado pra tu tb
    bjos

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    oi miga apesar de eu querer emagrecer de uma forma nao muito saudavel eu nao sou anoretica..mas respeito e ate entendo...eu estudo psicologia e este é um tema que me interessa muito...talvez no futuro eu invista nele..mas tambem axo estranho eu que estudo para psicologa ter estes comportamentos, mas se calhar tambem é preciso lidar de perto com este assunto para depois saber o que fazer quando me deparar com esses problemas..bjnhs

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    eu realmente n me lembro pq comcei com esta "obsessão", n sei...
    gostei mt deste post e do seu blog...vou linkar vc! se qiser pode visitar meu blog...
    quanto aqelas pessoas q nos "lincham", sao pessoas q nao nos compreendem e pensam mesmo q somos uma cambada q "quer" ter anorexia e se gsta de autodestruir...estou nem aí para eles...
    kisses***be happy

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Blogger .mari. said…

    Seu post vai valer um post enorme no meu blog. E olha que eu estava mesmo pracisando de um pé na bunda pra começar.
    Passa la depois.
    ^^
    =*

     
  • At terça-feira, 01 maio, 2007, Blogger Perfect Ana said…

    Oie linda... Foi muito importante esta colocação que puseste no blog, pois várias pessoas nos criticam, nos julgam e nem imaginam o que nos faz fazer ou agir assim. São pessoas que se preocupam apenas c/ o "outro" e se esquecem de si mesma. Mas como vc mesma já mencionou, nem ligue... Tem uma música que diz assim:"...se o povo falar falar, nem ligue... nem ligue deixe o povo falar...". Que importa???
    Ah, meu real motivo p/ emagrecer foi por causa de uma lipoaspiração q fiz, isso me fez um incentivo imenso, pq me fez perder 11Kg. Hj só p/ me sentir melhor quero perder mais 8kg. Talvez não precise mais emagrecer, mas p/ me sentir bem, quero sim!!!! Não sei se p/ ser uma thinspo, mas p/ ficar bem c/ o espelho!
    Bjão!!!

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    HAHAHAHAHAHAHAHA....ABS...

    demais mesmo.
    amei o seu blog, você escreve magnificentemente bem.
    adoro esse aspecto conto&crônica, com o que você trabalha?
    não é fácil achar quem escreva bem assim hoje em dia.
    como eu comentei no blog da doce.ana, o legal hoje é ser burro e ignorante.
    pô! que é isso, minha gente.
    essa inversão de valores quanto à cultura me deixa atordoada.
    mas que bom ver que ainda há pessoas que mantêm a devida integridade, eu me identifiquei bastante com você.
    VINHO E CIGARRO, baby.
    forever.

    um beijão, tenha um bom dia.
    comente no meu blog um dia!
    =]

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    oi minha linda!!!

    Bem, amei se post... realmente tudo dito na "muxe" como se costuma dizer...

    cada frase...cada palavra... cada letra... enfim... ja dizeste tudo mesmo!!

    obrigada plo apoio. É-me fundamental.. continua a visitar-me :)

    bjinhux light rexeados de mta força

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Blogger Pink Rose said…

    AMIGA! Que saudade de vc, viu?! O feriado para mim foi prolongado e fui vigiada o tempo todo, por isso sumi.
    Sabe, sei exatamente quando tudo começou... Sempre fui magra. Não posso afirmar que ela seja a responsável, mas lembro-me como fiquei após ouvir um comentário maldoso dela. Minha sogra. Quando ainda namorava com meu esposo, um dia, na casa dela, ela vira para ele e diz: " Se vc acha que ela ficará sempre com esse corpinho, esta enganado. Espere só ela engravidar, vai ficar gorda e com a mesma barrigona que eu tenho..." Ana, não esqueço desse dia! Fiquei com uma raiva dela...Jurei para mim mesma, que jamais daria esse gostinho à ela...Resumindo: casamos e engravidei duas vezes e o meu corpo, dizem que é igual ao corpo que eu tinha aos 15 anos...(tudo bem que não enxergo isso, mas... deixa prá lá).
    Bom, foi assim que o meu TA começou...Fazem 12 anos que nunca mais fui a mesma, pois antes eu era magra de magra mesmo, hoje controlo tudo o que como...
    Aparece, tá?! Bjs
    PS: E o nosso NF? O meu ta firme...

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Oi Linda! Saudades de vc! Muita mesmo!
    Olha, eu tbm não lembro qdo passei do desejo de emagrecer,para essa neura q tenho hj... já parei várias vezes p pensar qdo foi q ana começou a me destruir,mas não me lembro. Só sei q por mais q eu já tenha tentado mandá-la embora, ela ensiste em ficar...
    Beijinhos.

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Miga, mas falando dos motivos, acho que o meu foi causado um pouco por causa do ballet e um pouco por causa da minha mãe. Depois te conto isso direito, porque aconteceram coisas estranhas na casa dela...
    Beijo grande!

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Depois de ler este post, realmente passei a refletir... sério! tbm não sei desde qdo passei a me importar com calorias e talz... sei que faz tempos, muito, muito tempo! Talvez desde a infância.
    Realmente é uma pena as pessoas acharem que somos uma panelinha... mas pensando bem, pq se formam as panelinhas??? Pq todos na panelinha tem uma idéia em comum, se respeitam e se entendem.
    Não estou lembrando qdo e pq aceitei a ana na minha vida, mas sei pq aceitei as amigas que tenho (Amy, Andie, Srta Anna, Annita, Aline e etc) pq sabem me entender, pq não viram pra mim e dizem: "pq vc não ta comendo?" "vc vai morrer" "vai ficar anemica"... E pq pensamos cada uma a seu modo, mas em torno do mesmo sentido: SER MAGRA, SER FELIZ!

     
  • At quarta-feira, 02 maio, 2007, Blogger Cla Bones said…

    Cara, curto muito vir aqui ler teu blog !!!! Bah, tu coloca as coisas com muita propriedade !!! Também acho que nas montanhas de tratados científicos a respeito dos TA's, deveria ter uma partezinha dedicada a essas coisinhas do dia-a-dia, que tanto machucam a gente...Parece uma feridinha que a gente começa a tirar a casquinha e quando vê, se transformou num tumor...Ah, sei lá, eu só sei que não é fácil viver com TA,mas se pararmos pra pensar, viver não é mesmo uma tarefa fácil...Cada um com seus problemas, né...

    Besos, poso te add nos meus links ???

     
  • At sábado, 05 maio, 2007, Blogger Unknown said…

    Muito obrigado pelos comentários e por linkares o meu blog x)

    O meu motivo foi a necessidade de recomeçar a minha vida e deitar tudo o que me impedia de o fazer para o lixo. Foi por olhar fotos antigas de mim magrinho e ver que eu não era mais nada daquilo, foi por todo um desconforto e tristeza geral que eu sentia junto das pessoas. Foi por tudo isso...

    Esse obesos e potenciais obesos que fazem comentários insultuosos, isso é típico de pessoas preguiçosas que ficam ofendidas quando alguém faz algo pelo proprio corpo. Pensam que é mais fácil mudar a opinião dos outros do que mexerem o rabo e ir fazer exercicio. Acham que mudam as consciências do mundo quando nem sequer conseguem emagrecer 1 kilo. O melhor é nem dar importância a isso. Os cães ladram mas a caravana passa.

    Beijos e um óptimo fim de semana.

     
Postar um comentário
About Me
Pegue o seu no Templates by Maximus
Nome: Anna Dark
Idade: 23
Altura: 1,62
Já Pesei: 69kg
Peso Atual: ?
Meta: 47kg

PERFIL

Previous Post
Archives
Links
Documentário
Diário de uma Anoréxica
Thin
Distorção da Própia Imagem
Reportagem Anorexia
SITES PRO-ANA
CALCULE SEU IMC

    Calculadora IMC
    Peso: kgs
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
    IMC Classificação
    - de 20 Abaixo do Peso
    20 a 25 Peso Ideal
    25 a 30 Sobrepeso
    30 a 35 Obesidade Moderada
    35 a 40 Obesidade Severa
    40 a 50 Obesidade Mórbida + de 50 Super Obesidade
CALCULE SEU PESO IDEAL

    Calculadora Peso Ideal
    Sexo: masc
    fem
    Altura: m cm
    Dieta e Saude
VISITAS
    visitas
    Free counter and web stats